quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Feiras de Rua






Venho de uma cidade planejada, onde cada setor, abriga um tipo de comércio ou serviço. Existe o setor hoteleiro, o setor comercial, o setor bancário, o setor gráfico, o setor de oficinas, dentre outros. Estou falando da nossa capital, Brasília. Tal organização tem sua importância, claro, além de imprimir um estilo funcional todo especial. Porém, se tem uma coisa que nunca vi em Brasília e que aqui em São Paulo tem me atraído semanalmente, trata-se das Feiras de Rua. Que maravilha! Algo simples, cultural, mas de um valor tremendo!

As Feiras de São Paulo me cativaram e continuam sendo meu programa semanal predileto. Talvez porque, em meio ao barulho dos feirantes gritando suas promoções e tentando te conquistar, existe também uma certa organização que me remete a Brasília, indiretamente. Na Feira, existe o setor de pescados, o setor de carnes, o setor de frutas, o setor de ervas e temperos, o setor de frutas e por lá se vão as muitas barracas abrigando produtos frescos e selecionados.

Cada bairro tem seu dia de Feira, fechando algumas ruas para a instalação das barracas logo que o dia amanhece. Quando termina a feira, além das promoções e xepas de costume, os feirantes recolhem todos os seus pertences e lavam a rua, deixando tudo limpo e sem lixo espalhado. Acredito que haja uma participação da prefeitura nessa logística. Posso dizer que funciona e recomendo tal prática.

Um aspecto que também me chama atenção nas Feiras onde tenho frequentado, nos bairros de Higienópolis e de Pinheiros, observo que os frequentadores são na maioria mulheres e, dentre elas, algumas senhorinhas de idade ou, empregadas domésticas e babás. Penso que tal público tem mais disponibilidade de tempo em relação às pessoas que trabalham e não podem frequentar as Feiras nos dias de semana.

Na rua onde moro, tem também uma Feira aos domingos, isso facilita para aqueles que não podem sair durante a semana. Porém, o público é bem menor.

Se você ainda não é cliente de nenhuma Feira de rua em São Paulo, sugiro que se programe para, pelo menos, conhecer alguma delas e tirar sua própria conclusão a respeito. Deixo aqui algumas delas para seu conhecimento.

Onde Visitar:

Feira de Rua em Pinheiros - Praça Benedito Calixto. Toda terça-feira na parte da manhã.

Feira de Rua em Cerqueira Cesar - Final da Rua Oscar Freire, próximo ao metrô Sumaré. Todo domingo pela manhã.

Feira de Rua em Higienópolis: Rua Mato Grosso. Toda sexta-feira pela manhã.


sábado, 1 de setembro de 2018

Casa Santa Luzia











Acordar desejando cozinhar. Já aconteceu com você? Você fica com vontade de preparar aquele prato que você viu numa matéria de revista, ou, aquela receita de família que nunca mais você comeu, ou, apenas desejosa de preparar um café da manhã diferente. Enfim, tem alguns dias que é desse jeito. A gente sai de casa com a listinha dos ingredientes na mão e um sorriso no rosto, pronta para curtir o mercado ou a feira de rua.

Felizmente, nessa direção, São Paulo é uma cidade onde você encontra tudo que precisa e deseja comer. Se você gosta de preparar suas refeições, com certeza encontrará num único mercado, todos os ingredientes que procura.

A primeira vez que fui a Casa Santa Luzia em São Paulo, fiquei impressionada com a variedade de produtos importados e de qualidade nas gôndolas desse supermercado de luxo. Mesmo com um preço elevado, esse mercado nos dá a garantia de que encontraremos os ingredientes que procuramos, num só lugar. Além disso, os funcionários da Casa Santa Luzia esbanjam educação e vontade de te auxiliar nas compras. Da última vez que fui lá, pedi ajuda para escolher um abacate e o rapaz logo me ajudou a escolher um abacate, que estaria pronto para consumo em dois dias. Dito e feito: esperei dois dias para provar o abacate e, realmente, ele estava na textura perfeita e muito saboroso.

Em uma outra ocasião, tive que preparar a nossa Ceia de Natal e, como não conhecia muitos buffets na cidade, preferi encomendar na Rotisseria da Casa Santa Luzia. Além de ter um cardápio vasto, você encontra pratos sofisticados que atendem ao gosto dos convidados mais exigentes. Encomendei o cordeiro com purê de castanhas portuguesas, a massa com molho trufado, um filé ao molho de cogumelos e eu mesma fiz um arroz e uma salada em casa para complementar. Estava tudo delicioso! Vale muito a pena encomendar qualquer prato na Rotisseria de lá, pois, além da organização na hora da entrega, em plena semana de Reveillon, sem filas nem tumulto, os pratos são entregues em embalagens descartáveis que podem ir ao forno convencional. Tudo de bom!

Além do Santa Luzia, costumo fazer compras em alguns outros mercados e empórios onde há uma seleção prévia de produtos, muita organização e limpeza, além da gentileza dos funcionários. Sem falar na comodidade do serviço de valet que, em São Paulo, vale cada centavo. Falarei sobre esses outros locais qualquer hora dessas.

As feiras de rua são um capítulo a parte. Em Brasília eu não tinha essa opção de comprar verduras, legumes, frutas, ervas, carne, peixes e muitas outras comidinhas preparadas na hora. Fico deslumbrada com essas feiras de rua! Vou fazer outro post só sobre isso, qualquer dia desses.


Onde comprar: Casa Santa Luzia – Alameda Lorena, 1471. Jardim Paulista. SP