quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Paisagens de Outono









Amo viajar! Costumo viajar bastante com meu esposo, meus filhos e, algumas poucas vezes, viajo sozinha. Nossas viagens incluem sempre um hotel confortável e visita a bons restaurantes e mercados locais. A parte cultural nem sempre é contemplada, porém, tentamos incluir algum show ou exposição pela redondeza. As visitas aos pontos turísticos tornam-se prioritárias, apenas quando visitamos pela primeira vez algum lugar. Na segunda, ou, terceira vez, evitamos filas e compromissos com hora marcada. Tem sido assim, nos últimos dez anos, eu diria.

Essa semana, eu e meu esposo visitamos Boston e Montreal em pleno outono. Que estação magnífica! Como brasileira e nunca tendo a oportunidade de morar fora do Brasil, fico encantada com essa estação e suas cores! São tons de uma paleta em tons degradê incrível! Do vermelho, passando pelo marrom, laranja e amarelo, me encanto com as folhas que se espalham pelo chão.

Gosto de caminhar e sentir o vento vindo em minha direção, me lembrando que o inverno está pra chegar. Não tenho isso no meu dia a dia. Me sinto dentro de algum filme de Hollywood, ao atravessar alamedas floridas, vestida com casacos robustos, gorros e luvas, bebendo uma bebida quente e calçada com botas de cano alto. Quanto glamour num simples caminhar! Quanta beleza, por onde passar!

Além das flores e folhas, me encanta ver o peso da história que carregam algumas das construções que visito. São igrejas, antigos conventos ou hospitais, locais que falam e choram ao mesmo tempo. Lugares repletos de história e que foram preservados. Nossa imaginação vagueia no tempo, tentando imaginar um pouco daquilo que viveram nossos antepassados. Esse exercício mental é prazeroso e nos traz uma sensação bastante diferente daquela que temos num ambiente meramente virtual. Gosto de aguçar meus sentidos nessas caminhadas por locais distantes, sentindo o cheiro da grama molhada, ouvindo pessoas falando diferentes idiomas ao meu redor, apreciando a beleza das paisagens que me cercam.

Viajar e poder vivenciar novas paisagens, novas culturas, novos saberes, novos sabores! Que privilégio! Espero poder ter muitas outras oportunidades como a que tive nesse outono de 2018 para compartilhar com vocês. 

sábado, 13 de outubro de 2018

Encontros Festivos







 Estou morando fora da minha cidade natal, Brasília. Isso aconteceu nos últimos cinco anos e tenho me adaptado aos poucos, confesso. Morar em outra cidade, maior, com muitas opções culturais, sociais e gastronômicas constituem um excelente atrativo, vocês hão de concordar. Porém, tem algo que ainda não foi totalmente preenchido, desde que me mudei: os encontros festivos em família e entre amigos.

 Como vocês perceberam, pela natureza dos posts anteriores, venho de uma família mineira que adora se encontrar para celebrar a vida. Basta alguém se formar, noivar, casar, engravidar, fazer aniversário, fazer bodas de papel ou bodas de ouro, não importa, tudo é motivo para celebrar! Com minhas amigas de Brasília, isso também acontecia com certa frequência.

 Semana passada estive em Brasília e pude participar de dois encontros festivos muito agradáveis. Um deles foi uma Happy Hour por ocasião do aniversário de uma grande amiga que sempre comemora. Ela é uma pessoa alegre, com uma rede gigantesca de amigas e sabe receber super bem. Além da simpatia e sorriso contagiante, quero destacar um toque especial que marca todas as comemorações dessa amiga e me deixa impressionada: ela faz questão de preparar todas as massas a serem servidas aos convidados. Sim! Ela faz uma variedade de massas com e sem recheio, deliciosas! Como descendente de italianos, sempre nos brinda com essas deliciosas massas frescas e sobremesas divinas! Comemos, bebemos, conversamos e matamos a saudade. Foi muito bom!

 O outro encontro em Brasília, nessa mesma semana, reuniu as primas de nossa família para comemorar as aniversariantes do mês de outubro. Foi um Chá da Tarde em uma casa de chá recém inaugurada em Brasília, onde o atendimento é impecável e você pode apreciar receitas inglesas para acompanhar seu chá, finamente servido em louças maravilhosas! Nossa mesa era a maior e mais animada do salão. Além do chá, não faltou o espumante para brindar a vida e celebrar a alegria de estarmos juntas. Foi uma tarde memorável!

 De volta a São Paulo, cá estou eu, preparando uma mesa de almoço para receber duas famílias de primos queridos de Brasília que virão nos visitar e almoçar conosco no domingo. Fico muito feliz em poder promover mais um encontro festivo aqui em casa e estender essa sensação de prazer e alegria na minha nova cidade.



Onde tomar Chá:

The Queen’s Place: CLS 116 – bloco C – loja 21. Asa Sul. Brasília D.F.